.

.

Evangelho é contaminado em Guiné-Bissau (Africa)


Atuando como missionário em Guiné-Bissau, na África, o pastor Freddy Ovando está enfrentando um grande desafio teológico e missiológico para poder pregar um evangelho que não defenda as tradições culturais controvérsias da região, como é o caso da circuncisão feminina.
Naquele país, mais precisamente em Bafatá, cidade onde ele se encontra, a igreja evangélica apoia rituais que são contrários a Palavra de Deus, entre eles a mutilação das genitálias femininas, um procedimento defendido como um método para que a mulher não se torne uma prostituta ou ninfomaníaca.
Fora isso a igreja também apoia um ritual chamado de Cerimônia de Lavagem, na qual o casal que mantém relações sexuais é obrigado a se purificar, sendo levado por um feiticeiro para um rio onde muitas vezes a mulher é estuprada na frente de todos.
“O povo guineense é alegre e receptivo ao Evangelho. Contudo, está perecendo na sua maneira sincretista de cultuar a Deus, por não conhecerem uma verdadeira teologia bíblica. Creio que eles têm o direito a uma teologia bíblica contextualizada”, diz o Pr. Freddy Ovando à Junta de Missões Mundiais.
Em uma sociedade que convive com o evangelho há 70 anos é estranho saber que a população cristã mantém tradições que ferem a mensagem bíblica e é esse o desafio do pastor, tentar mostrar o verdadeiro evangelho.
“O meu desejo é que o reino de Deus esteja nos guineenses que já receberam o Evangelho, para depois ser revelado nas aldeias e comunidades”, conclui.

Fonte: www.gospelprime.com.br

1 comentários:

Unknown disse...

A biblia disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, antes de iniciar a minha fala, quero deixar bem claro que não estou para defender as tradições culturais existentes em Gui-Bissau, mas, as afirmações feitas pelo Pr. Freddy Ovando, demonstra falta de compreensão da posição das Igrejas evangélicas em Guiné-Bissau, nenhuma igreja evangélica apoia a mutilação feminina, uma outra coisa, a circuncisão feminina é pratica das etnia mandingas e Fulanis e a maioria de pessoas destas etnias não são evangélicas, são muçulmanos, e, grande parte igreja de Bafáta não é composto pelas pessoas oriundos das etnias mandingas e fulanis, mas, dos Balantas e outras etnias que não são muçulmanos e estas etnias não realizam a circuncisão feminina.
um outro erro cometido por Freddy Ovando é quanto a lavagem, achei que este Pastor deveria voltar a Guiné-Bissau e andar mais no meio do povo para entender um pouco da cultura, como tem coragem um pastor, falar coisas que fora do contexto, você quer manter os mantenedores informados sobre a realidade encontrada em Guiné-Bissau fala para eles a verdade e não mentiras, só para sua informação, lavagem é uma cerimonia feita pelas pessoas que são animistas, que não são Cristãs e nem muçulmanos, que dentro da conceção deles, uma mulher não pode engravidar antes de se casar, porque no entendimento deles isso pode, trazer problemas no casamento é por isso que eles realizam a cerimonia de lavagem, mas este ato não é aceito pela Igreja evangélica.
Você disse que no ato de lavagem a mulher é levada num rio e é estuprada? Rapaz, tú mentiu demais neste texto, não tem lógica o seu texto, se a causa de lavagem é infidelidade cometida pelo casal antes de casar, como agora essa mulher será entregue para ser estuprada pelos outros homens? Trabalhar de missionário não é trabalhar de mercenário, toma vergonha na sua cara e começa falar verdade para os teus mantenedores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons