.

.

Texto: Humildade




Humildade

Palavra essa conhecida de todos nós, porém com um sentido bem mais complexo e profundo que imaginamos.

A palavra “HUMILDADE” hoje, porece ter um sentido diferente de outras da mesma familia de palavras. Por exemplo:

Quando dizemos que uma pessoa tem humildade, isso nos remete a uma pessoa de atitudes simples de gestos nobres e não arrogantes ou soberbos.

Já quando dissemos que tal pessoa é humilde, automaticamente pensamos em uma pessoa de condições financeira razoaveis ou até mesmo pobre, ou seja, está ligado a codições financeiras e sociais da pessoa.

A palavra humilhar ou humilhado, já trás em si uma conotação pesada, dando um sentido de menosprezo, rebaixamento e coisas do genero.

Vejamos o que o dicionário nos diz:

Humildade: Ausência completa de orgulho. Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito: praticar a humildade. Modéstia, pobreza

Humilde: Que tem ou aparenta humildade, que se diminui voluntariamente: uma criatura humilde. Que denota respeito, deferência. Medíocre, baixo, obscuro

Humilhação: Tornar humilde.Tratar desdenhosamente, com soberba; rebaixar, vexar.
Submeter, oprimir.

Fonte: Dicionario Online http://www.dicio.com.br

Curiosamente pesquisei a palavra humilde no wikipédia e encontrei uma descrição parecidade com a idéia que originou esse texto. Veja:

Humildade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade.

Um trecho me chamou a atenção, “Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas”

É sobre isso que falaremos.

Existe uma história na bíblia que nos mostra bem o que precisamos saber sobre humildade. O texto é João 13: 2 ao 8.


Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse,

Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,

levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim?

Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás.

Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.

Apartir dessa passagem vamos obeservar 3 pontos:

· Humilhar-se diante de Deus

· Humilhar-se aos homens

· Humilhar-se para Deus

Em poucas palavras eu vou redigir o texto segundo minha interpertação:

Jesus estando junto com os dicipulos, levantou-se pegou uma toalha, e lavou os pés dos dicipulos, isso era um total gesto de humilhação, afinal, lavar os pés empueirados de alguém, sendo o mestre o que lava e o servo sendo lavado, era demais para Pedro. Imagine a cena em que você dá os pés para uma grande autoridade o lavar, imagine o pastor da igreja lavando seus pés, ou o padre, ou até mesmo o papa!

Com esse gesto Jesus nos mostrou o real sentido de se humilhar, portanto digo:

Humilhar-se é colocar os seus interesses em segundo plano e os interesses próximos em primeiro lugar.

Analisando isso em três pespequitivas, como falei anteriormente, temos:

Humilhar-se diante de Deus

Essa parece ser a mais fácil, afinal, qualquer um que creia em Deus, consegue facilmente perceber que Deus é soberano e nós, meros mortais, somos inferiores a Ele. Sendo a assim, humilhar-se diante de Deus é reconhecer sua soberania e uni-potência, em todos os aspectos imagináveis e inimagináveis.

Humilhar-se diante dos homens

Aqui chegamos a um nível complicado, pois humilhar-se diante dos homens está relacionado com o nosso dia-a-dia e com nossas experiencias do quotidiano, humilhamo-nos diante dos homens é quando deixamos nossos interesses e principalmente nosso orgulho de lado. Quando nós deixamos o nosso ego de lado, quando aceitamos a ideia de alguém melhor qualificado, quando reconhecemos nossos erros e pedimos perdão, tudo isso é o exercício de humilhação. Devemos sempre praticar isso. Logicamente eu não estou dizendo que você deve aceitar todas as interveniências e nunca se impor, o que quero dizer é precisamos deixar nossos interesses de lado algumas “varias” vezes.

Humilhar-se para Deus

Pode parecer parecido com o humilhar-se diante de Deus, mas não é. A diferença é que humilhar-se para Deus significa deixar seus interesses de lado e buscar cumprir os interesses de Deus. Quando você se humilha para Deus você diz o seguinte: Senhor estou disposto a deixar os meus planos de lado para estar disponível para cumprir os seus.

Humilhar-se para cumprir os planos de Deus tem vários níveis que você pode se comprometer, por exemplo:

Quando você deixa de assistir o “Pânico na Tv”, “Faustão”, “Big Brother”, para ir ao culto de domingo, você está humildemente colocando os interesses de Deus na frente dos seus.

Quando você deixa de navegar pela internet para estudar a palavra de Deus, você colocou os interesses de Deus na frente.

Quando você deixa de aceitar um emprego, para não lhe prejudicar na missão que Deus lhe deu, você colocou os interesses de Deus na Frente.

Quando você deixa de colocar suas ideias, suas vontades, seus planos em primeiro lugar e passa a colocar as ideias de Deus para você, as vontades de Deus e os planos de Deus, você passou a não mais viver, mas Cristo vive em você!

Estejamos crucificado com Cristo e que não vivamos nós, mas Cristo viva em nós!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons